Parece estranho que um blog que tem o intuito de ser direcionado ao lado profissional, comente sobre um filme, mas não vou falar apenas de um filme vou fazer uma correlação a uma metodologia.
We Are Marshall é um filme baseado em uma história real de um time de futebool americano da cidade de Huntington, West Virginia.
Na volta de uma partida na Carolina do Norte o time sofre um trágico acidente aéreo. Acidente este que mata todos os 75 membros do time incluindo a comissão técnica. A comunidade de Huntington se fecha em um luto e junto a este sentimento é lacrada às expectativas de um novo time até que um jovem treinador decide reconstruir a equipe, contando com poucos recursos e tendo muitos obstáculos.
Com este argumento, vou demonstrar que o ciclo PDCA esta presente em nossas vidas mesmo sem a teoria aplicada e desta forma executamos o ciclo sem ao menos perceber o rumo que tomamos.
O ciclo PDCA começa com o Planejamento (Plan) = O jovem técnico que se ofereceu para reconstruir a equipe de futebol, sabia o momento em que a cidade de Huntington passava. Um momento de luto, pois muito perderam filhos, amigos, maridos, esposas, namorados, noivos e a esperança de um dia ter um novo time, mesmo assim Jack Lengyel planejou a reconstrução do time sem o incentivo dos habitantes da cidade mais com a vontade de alguns jogadores do Marshall que não estavam na tragédia, jogadores que não chegavam a 5% da equipe anterior.
No PDCA após o planejamento ocorre a etapa de execução (Do) = Após planejar Jack Lengyel passou executar a ação, ou seja, conseguiu o emprego de treinador mesmo sendo de outra cidade e formado por outra universidade quebrando assim um dos primeiros paradigmas de Huntington. Após a conquista do emprego existiam outras etapas do planejamento a serem executadas como formar uma comissão técnica, formar uma equipe com os poucos veteranos aptos a jogar e arrebanhar novos jogadores ainda calouros.
A terceira etapa do ciclo PDCA, após a execução é constituído pela checagem (Check) = Com a comissão técnica formada e o time já dimensionado foi realizado o primeiro jogo oficial no qual resultou em uma derrota.
No ciclo PDCA mesmo quando não alcançamos a meta desejada executação a fase da ação (Act) = Jack Lengyel com o time derrotado e ainda com alguns cidadãos contra a volta do time, tomou uma ação. Apos a primeira rodada do ciclo ela passou a conhecer alguns de seus problemas e rodou o ciclo novamente alcançando assim sua primeira vitória a primeira vitoria do Marshall.
A história do Marshall deve ser tida como exemplo para todos, pois não há conquista sem uma meta definida, sem um planejamento, sem uma execução, sem uma reflexão e sem uma ação.
Como profissionais hoje temos os recursos necessários e nos deixamos abater por pequenas anomalias, desenvolver o nosso lado racional somado ao lado criativo alcançamos sempre a nossa meta e quando não alcançamos rodamos o ciclo novamente, pois passamos a conhecer os nossos problemas.
Paulo Andrade